apologetica

Open full view…

Apocalipse

gabriel12345
Mon, 01 Mar 2021 00:03:23 GMT

É verdade que o Messias que os judeus esperam será o Anticristo?

ruirmachado
Mon, 01 Mar 2021 01:51:05 GMT

Não sei, acho que essa ideia meio que força a barra. O messias não é uma ideia exclusivamente judaica. A religião persa (zoroastrista) já advogava a vinda de um messias (Saoshyant), e, da mesma forma como na questão dos anjos, do diabo e dos demônios, é possível que tenha exercido alguma influência sobre o judaísmo pós-exílico, já que os judeus eram vassalos do Império Persa. O budismo também professa a crença na vinda de Maitreya, o Buda Futuro, atualmente um Bodhisattva, e os muçulmanos xiitas esperam o retorno do Mahdi. Já entre os judeus, há aqueles que nem creem que o messias seja uma pessoa, mas uma era, a era messiánica. Talvez haja um pouco de temor pela adesão que comunidades judaicas deram a falsos messias no passado, como Bar Kochba e Sabbatai Zevi. Penso que é possível que o Anticristo se apresente como o messias judeu e tente convencê-los para sua causa, mas não há como ter certeza, já que o futuro previsto nas profecias está envoltto numa névoa de obscuridade. Só sabemos que virá o Anticristo e que, em algum ponto, os judeus irão se converter.

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Mon, 01 Mar 2021 12:22:30 GMT

Já que os Padres são unânimes em dizer que o Anticristo será judeu, faz todo o sentido esperar que seja recebido pelos judeus como o messias esperado. O Pe. Emmanuel-André vai dizer: >Judeu, se apresentará aos judeus como o Messias esperado, como o restaurador da lei de Moisés; tentará torcer a seu favor as misteriosas profecias de Isaias e Ezequiel; reconstruirá, no dizer de muitos Padres da Igreja, o templo de Jerusalém. Os judeus, ao menos em parte, ofuscados por seus falsos milagres e seus fausto insolente, o receberão, o falso Cristo; porão a seu serviço a alta finança, toda a imprensa, e as lojas maçônicas do mundo inteiro.

Fabricio
Mon, 01 Mar 2021 14:11:41 GMT

O Anticristo será necessariamente uma pessoa?

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Mon, 01 Mar 2021 14:39:30 GMT

Sim. Segundo o mesmo padre supracitado: >O homem do pecado, o Anticristo, será um homem, um simples viajante para a eternidade. Alguns autores supuseram nele a encarnação do demônio; essa imaginação é sem fundamento. O diabo não tem o poder de tomar e se unir a uma natureza humana, de macaquear o adorável mistério da Encarnação do Verbo.

ruirmachado
Mon, 01 Mar 2021 15:02:44 GMT

O Anticristo terá que congregar ou suplantar todas as religiões. Terá ele mesmo condições de destruir a mesquita de Omar e construir o Terceiro Templo? De qualquer forma, terá que cumprir todas as espectativas rabínicas acerca do Messias para convencer os judeus, entre elas, reunir as tribos perdidas de Israel. O falso profeta poderá se apresentar como Elias que virá, confirmando o seu messianato. Agora, é esperado que o verdadeiro Elias surja e converta os judeus ao verdadeiro Cristo. Houve também quem pensasse que o Anticristo seria um antipapa. Nesse caso, não sei o que ele faria para atrair os judeus para sua causa. Recentemente, um rabino famoso afirmou que o Messias estava na iminência de se manifestar, que o Rosh Hoshaná do ano passado (Ano Novo judaico) seria o último sem Messias, e que ele já estaria na terra de Israel.

Cláudio Loureiro
Mon, 01 Mar 2021 23:25:54 GMT

> @Paulo Vinícius Costa Oliveira > reconstruirá, no dizer de muitos Padres da Igreja, o templo de Jerusalém É Edir Macedo! HAHAHA

gabriel12345
Mon, 01 Mar 2021 23:27:44 GMT

> @Paulo Vinícius Costa Oliveira > reconstruirá, no dizer de muitos Padres da Igreja, o templo de Jerusalém. Nunca entendi o porquê desse templo ser tão importante.

Fabricio
Tue, 02 Mar 2021 08:27:26 GMT

O anticristo ser judeu realmente me surpreendeu. Eu o esperava filho dessas doutrinas pérfidas como marxismo, comunismo, nazismo, islam... mas judeu eu nem sonhava. Se os judeus se convertessem antes, não haveria o anticristo?

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Tue, 02 Mar 2021 11:49:46 GMT

> @Fabricio > O anticristo ser judeu realmente me surpreendeu. Não surpreende tanto se considerarmos que ele será uma antítese como que perfeita, se posso me expressar assim, de Cristo.

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Tue, 02 Mar 2021 11:55:04 GMT

> @Fabricio > Se os judeus se convertessem antes, não haveria o anticristo? Bom, essa contingência nos é obscura. O fato é que só se converterão por causa do Anticristo, de certa maneira.

Higo Felipe
Tue, 02 Mar 2021 15:31:24 GMT

> @gabriel12345 > Nunca entendi o porquê desse templo ser tão importante. Para os judeus, era o lugar mais sagrado do mundo, por lá estarem as Tábuas da Lei, no chamado Santo dos Santos. Para os muçulmanos, de lá Maomé subiu aos céus.

Higo Felipe
Tue, 02 Mar 2021 15:32:39 GMT

Já para nós, o Templo é o próprio Senhor, que "foi destruído e reconstruído em três dias".

Carlos Ribeiro
Sun, 07 Mar 2021 03:39:29 GMT

> @Paulo Vinícius Costa Oliveira > Já que os Padres são unânimes em dizer que o Anticristo será judeu Não conheço a unanimidade nessa matéria, mas muitos Padres dizem que o Anticristo será o falso Messias, e será da tribo de Dã - que não é nomeada no Apocalipse, e é uma das dez tribos perdidas.

Carlos Ribeiro
Sun, 07 Mar 2021 03:40:47 GMT

> @Higo Felipe > Para os judeus, era o lugar mais sagrado do mundo, por lá estarem as Tábuas da Lei, no chamado Santo dos Santos. Não só isso. Algumas das _mitzvot_ (mandamentos) são apenas cumpridos quando se há um templo - principalmente as relativas aos sacrifícios.

Carlos Ribeiro
Sun, 07 Mar 2021 03:48:38 GMT

> @ruirmachado > Terá ele mesmo condições de destruir a mesquita de Omar e construir o Terceiro Templo? Alguns dizem (cf. Ap XI, 2) que o Domo da Rocha está apenas onde era o pátio exterior do Templo: "Foi-me dada uma vara semelhante a uma vara de agrimensor, e disseram-me: “Levanta-te! Mede o templo de Deus e o altar com seus adoradores. O átrio fora do templo, porém, deixa-o de lado e não o meças: foi dado aos gentios, que hão de calcar aos pés a Cidade Santa por quarenta e dois meses. Mas incumbirei as minhas duas testemunhas [Elias e Enoque], vestidas de saco, de profetizarem por mil duzentos e sessenta dias"." (Ap XI, 1-3).