apologetica

Open full view…

Coleção Patrística Ed. Paulus - Vale a pena?

joaodamaasceno
Thu, 03 Dec 2020 16:03:39 GMT

Bem, como dito em uma postagem anterior, estou retomando meus estudos Católicos, parados há anos (infelizmente). Tenho me deparado muito com essa notável coleção da Editora Paulus chamada de Patrística, formada por, se não me engano, 47 volumes. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa coleção, sobre um leigo que quer se aprofundar nos estudos Católicos, se tal coleção valeria a pena ou se sua simples leitura, sem um acompanhamento formal de um religioso já experimentado nas Escrituras seria edificante (ou eu irei meter os pés pelas mãos com um texto que pode se revelar excessivamente denso e complexo)?

Thiago Santos de Moraes
Thu, 03 Dec 2020 17:11:52 GMT

A coleção é muito boa e tem todo tipo de texto, de um simples catecismo ao Tratado sobre a Trindade de Santo Agostinho; mas esses não são textos para quem quer retomar os estudos católicos, são para quem já está nesse tipo de estudo.

joaodamaasceno
Thu, 03 Dec 2020 17:39:47 GMT

Muitíssimo obrigado Thiago... Ainda, na mesma linha, há uma enorme quantidade de livros que pretendo adquirir e fico na mesma dúvida. Por exemplo: Vulgata; Septuaginta; Comentários Bíblicos... dentre muitos outros.

Thiago Santos de Moraes
Thu, 03 Dec 2020 18:01:34 GMT

Tudo isso terá utilidade espiritual para você?

joaodamaasceno
Thu, 03 Dec 2020 18:30:10 GMT

Vamos lá: Thiago sou Doutor em Física do Estado Sólido e Advogado. Tive meus momentos de ateísmo (absolutamente bobo) depois entrei para movimentos de renovação carismática em duas grandes comunidades Católicas de minha cidade. Me envolvi, me doei, mergulhei mesmo... Briguei com todo mundo por ver coisas que eu imediatamente dizia: Cara vocês tiraram isso de onde?! Isso não tem fundamento... Isso não faz sentido... Até que acabei sendo "convidado" a sair da obra.! Entrei novamente numa de profundo desgosto com as "questões religiosas" e larguei tudo. Eis que o tempo passou, transitei pela Doutrina Espírita e pela Umbanda... Mas no meio de tudo isso, não deu... não consigo deixar de crer de minha igreja é sim essa, é a Católica. Estou voltando pra cá, pro grupo, porque no passado vocês me foram extremamente essenciais para a edificação da minha fé. Por óbvio que sendo Físico, sou um tanto questionador, e com vocês encontro o que preciso: respostas.!!! Hoje sou pai de uma menininha linda, pude puxar o freio no ritmo do meu dia a dia, e tenho algum tempo para ler, ler bas tante. Estou montando um escritório na minha casa nova e quero que a biblioteca desse escritório seja em sua grande maioria, uma Biblioteca Católica... mas não pela estética ou coisa parecida, quero o conhecimento.!

Thiago Santos de Moraes
Thu, 03 Dec 2020 18:36:27 GMT

Sim, isso é muito bom (e temos outro físico aqui, que é mestre e em breve será doutor, o Karlos), mas você também tem de ter um norte por dois motivos: 1. Não dá para estudar tudo produzido em dezenas de séculos. Se você não tiver bem claras algumas áreas de interesse pode se perder num amontoado de coisas. 2. Essas áreas tem de se subordinar ao seu progresso espiritual, pois, no fim das contas, o importante não é ter lido mais a Bíblia, conhecer os Padres, ser um teólogo, um sacerdote, etc., o importante é se salvar.

joaodamaasceno
Tue, 08 Dec 2020 11:40:07 GMT

Entendo perfeitamente Thiago, e é justamente aí que eu queria chegar, que é saber de vocês se há um método, um "índice", um caminho (ou em tempos de Intenet, se você(s) me aconselhariam algum curso, algum site. Por exemplo: Acompanhei muito o Pe. Paulo Ricardo, entretanto vejo que muitos o questionam no sentido de que ele seria neoconservador etc. Também vejo eventualmente os trabalhos de Orlando Fideli e o Veritatis Splendor (dentre alguns outros menos pesquisados) e é isso. Tenho sim muita dificuldade em traçar um caminho único, já cheguei até a pegar a grade de cursos de teologia de renomadas instituições para que eu obtivesse o material e passasse a estudar de forma "particular", ou contatar essas instituições para saber se eles teriam cursos na modalidade online, mas nada feito.

ruirmachado
Tue, 08 Dec 2020 19:15:10 GMT

Acho importante estudar o catecismo. Num nível mais avançado, faça planos de estudar história geral, história da Igreja, teologia dogmática e, principalmente, filosofia tomista. Por fim, você pode se aventurar na patrística, na escolástica, na apologética, etc. Eu entendo que a apologética deve vir lá no final, porque um bom apologeta deve ter, antes de tudo, uma boa formação. Na Internet, há bons manuais, que resumem todos esses campos de estudo. Por exemplo, o manual de teologia dogmática de Ludwig Ott é uma excelente referência para iniciantes nesse tipo de estudo, ele te deixa a par de todos os assuntos importantes relativos ao dogma. Manuais de filosofia tomista também há, uns muito bons, como o de Gardeil, o de Manuel de Barros, o de Sertillanges, de Hugon, etc. Também há manuais de história da Igreja, de apologética, etc. disponibilizados na Internet.

ruirmachado
Fri, 11 Dec 2020 19:48:46 GMT

Um assunto que eu deixei de tratar aqui é sobre a espiritualidade e mística. Mas você também encontra bons materiais sobre isso na Internet, o compêndio de ascética e mística de Tanquerey, os livros de Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, etc.