apologetica

Open full view…

Purgatório: três motivos por que vai

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Wed, 03 Mar 2021 15:33:03 GMT

Diz o Mons. Ascânio Brandão que se vai ao Purgatório por três motivos: I - Pelos pecados veniais não perdoados ou remidos; II - Pelo pena temporal de todos os pecados ainda não satisfeita. Até aqui, tudo bem. Mas a terceira causa me deixou instigado. III - pelas inclinações viciosas deixadas na alma pelo hábito do pecado. Pergunto, é possível a uma alma estar no Purgatório ainda que não tenha nenhum pecado a pagar ou pena a purificar, tendo apenas a inclinação do vício pecaminoso, ou tal inclinação é purificada _pari passu_ com as duas primeiras purificações advindas diretamente do pecado cometido não expiado/perdoado?

ruirmachado
Wed, 03 Mar 2021 16:33:17 GMT

Atualmente, parece que não se admite purgatório para os pecados veniais. Esses seriam perdoados no momento da morte. Mas a opinião do Aquinate está de acordo com Mons. Ascânio Brandão. Aproveito para perguntar: qual esse livro?

Paulo Vinícius Costa Oliveira
Wed, 03 Mar 2021 17:55:29 GMT

"Tenhamos Compaixão das Almas do Purgatório", p. 42.

ruirmachado
Wed, 03 Mar 2021 19:41:55 GMT

Eu me inclino a que a inclinação, no caso, seja purificada _pari passu_.

Thiago Santos de Moraes
Wed, 03 Mar 2021 19:50:47 GMT

> @ruirmachado > Esses seriam perdoados no momento da morte. Não entendi.

ruirmachado
Wed, 03 Mar 2021 20:58:19 GMT

Existe uma polêmica sobre se, realmente, os pecados veniais são perdoados no purgatório, ou, se sim, se em razão das penas do purgatório ou de um ato de contrição perfeita. Santo Tomás, no _De malo_, dá a entender esse último, mas, no artigo sobre o purgatório apêndice à Suma Teológica, dá como se essa culpa fosse perdoada em razão das penas.

Carlos Ribeiro
Wed, 03 Mar 2021 22:06:45 GMT

São João da Cruz diz (e eu postei isso no Ning) que as imperfeições deverão ser purificadas ou em vida ou após a morte. Entendo que as inclinações viciosas aí se enquadrem. Penso que todas as purificações que a alma possa passar (noite passiva dos sentidos e noite passiva do espírito), mas que uma alma em estado de graça não tenha atualizado, aconteçam no Purgatório. Por fim, adotei I Cor III, 12-15 como fundamento para ambos: Purgatório (no nível alegórico) e purificações nos termos de São João da Cruz e Santa Teresa D'Ávila (no nível anagógico).

Thiago Santos de Moraes
Thu, 04 Mar 2021 00:26:10 GMT

Nunca ouvi falar dessa polêmica, Rui. Se os pecados veniais não forem perdoados no Purgatório, seriam onde? Na morte só se fizer algum ato (lato sensu) nessa intenção.

Carlos Ribeiro
Fri, 05 Mar 2021 18:51:43 GMT

> @Carlos Ribeiro > São João da Cruz diz (e eu postei isso no Ning) que as imperfeições deverão ser purificadas ou em vida ou após a morte. "Deus destruirá em sua cólera os apetites conservados vivos e que são obstáculos para o conhecimento de Deus. Ele os destruirá, seja nesta vida ou na outra, com castigo e correção, isto é, com a purificação." - Subida do Monte Carmelo, livro I, cap. VIII, 5.