apologetica

Open full view…

10 anos da Summorum Pontificum

Fernando Watami
Fri, 07 Jul 2017 22:00:57 GMT

Hoje faz 10 anos que o Papa Bento XVI publicou o _Summorum Pontificum_, documento que liberou novamente as celebrações no rito antigo. Particularmente não tenho nenhum interesse nele, pois estou satisfeito com o rito moderno, mas tenho curiosidade de conhecer as impressões sobre essa data de quem prefere a liturgia dita tradicional.

Thiago Santos de Moraes
Fri, 07 Jul 2017 23:13:15 GMT

Bem, para começar, não considero que o Motu Proprio tenha sido a liberação de nada, mas o reconhecimento, pela autoridade, de um direito - e um direito quase que natural, seguindo o [pensamento de Klaus Gamber](http://www.obrascatolicas.com/livros/Liturgia/A_reforma_da_liturgia_romana__.pdf). Segundo, acredito que se tenha feito um progresso enorme nesses 10 anos, levando em conta que é sempre mais difícil construir que destruir. Alguns institutos religiosos foram criados e abundam em vocações, a publicação dos livros litúrgicos foram retomadas e teoricamente ninguém mais pode considerar o católico ligado ao rito gregoriano como um ET. Contudo, muitas oportunidades têm sido perdidas devido à ignorância, preconceito ou frescura das autoridades eclesiásticas. Isso acontece quando elas colocam dificuldades ilegais à aplicação do Summorum Pontificum, incentivando, desse modo, o crescimento de grupos tradicionalistas sectários; ou quando, simplesmente, deixam escapar de suas mãos um dos principais fatores (na minha visão, obviamente) para barrar a derrocada da Igreja n o Ocidente, pois a Igreja só vai ganhar força quando voltar a saber quem é e só saberá quem é quando parar de renegar a tradição (com "t" minúsculo mesmo).

Cláudio Loureiro
Sat, 08 Jul 2017 14:09:19 GMT

Então você acha que há uma "crise de identidade", Thiago?

Thiago Santos de Moraes
Sat, 08 Jul 2017 22:57:23 GMT

Claro que sim. Você não acha?

Thiago Santos de Moraes
Sat, 08 Jul 2017 23:24:48 GMT

Um análise que está sendo muito comentada é essa do famoso liturgista D. Alcuin Reid publicada no _Catholic Herald_: [On the 10th anniversary of Summorum Pontificum, we can safely say the doomsayers are wrong](http://www.catholicherald.co.uk/commentandblogs/2017/07/07/on-the-tenth-anniversary-of-summorum-pontificum-we-can-safely-say-the-doomsayers-are-wrong/)

Cláudio Loureiro
Sun, 09 Jul 2017 02:03:00 GMT

Não sei, mas uma crise de identidade me parece uma explicação muito natural para a crise. Acho que é algo demoníaco mesmo. Há ódio à tradição pela quase totalidade da hierarquia da Igreja.

dudu_rgs
Sun, 09 Jul 2017 22:30:11 GMT

Na minha modesta opinião, o Motu Proprio sem sombra de dúvidas tem dado um salto importante e a divulgação da Missa Tridentina tem dado até uma contribuição para que nas Missas celebradas na Forma Ordinária sejam melhor celebradas. Percebo que tem sido crescente o surgimento de uma juventude mais preocupada com a vida de piedade, tanto é que, nas duas formas, temos visto o crescente número de moças usando véu na Missa. Muitos dos que frequentam a Missa Tridentina falam que os bispos não tem dado muito espaço para a difusão da Missa Tridentina. Concordo com isso, porém, acho que o que mais impede a difusão da Missa Tridentina é a formação de grupo estáveis de fiéis. Muitos desejam ter de volta a Missa Tridentina, porém, são muito pouco os que se comprometem com a causa da Liturgia Romana. E a maior prova disso é que muitas capelas que se celebram a Missa Tridentina são vazias. Percebo que em muitos lugares que começam a celebrar a Missa Tridentina, cria-se uma grande expectativa e a primeira Missa costuma ir um número razoável de pessoas, porém se não é formado um grupo consolidado de fiéis, o número de pessoas que frequenta, tende a se declinar e aí vem a crítica de muitos bispos com relação aos fiéis que se identifica com a Missa Tridentina: um bando de "oba-oba". Tenho visto também uma fracassada tentativa de algumas pessoas que contribuem para a divulgação da Missa Tridentina, que fazem da Missa uma espécie de turnê, ou seja, fazem uma grande panfletagem de que dia "x" vai celebrar a Missa em um lugar, organiza-se uma caravana para lotar a Igreja - normalmente se escolhem as igrejas que estão localizada no centro da cidade ou a igreja matriz - e só se celebra naquele dia e talvez nunca mais. Esses tipo de iniciativa, apesar de serem em si boas, não funciona, porque não trabalhou na formação do grupo estável de fiéis. Portanto, percebo que existe uma necessidade urgente de trabalhar com a formação de grupo estável de fiéis. Uma outra coisa importante que tem a se notar é que a Missa Tridentina ainda é infelizmente muito, mas muito pouco conhecida pelos católicos de hoje! E isso é tão verídico, que devido a maioria dos católicos não conhecerem, é que se torna também mais um obstáculo a ser vencido.

Cláudio Loureiro
Mon, 10 Jul 2017 13:41:59 GMT

É verdade, Eduardo. Aqui em Recife nós não temos o que reclamar, pois nosso Arcebispo, mesmo sendo mais progressista, sempre nos deu apoio e nunca nos deixou sem um padre. E há muita pressão do clero local contra. Inclusive nos deu autorização para participarmos do Conselho dos Leigos da Arquidiocese, no qual fomos boicotados e nunca mais fomos convidados. Nosso grupo de fiéis é estável há 11 anos e há pessoas interessadas em estudar os vários aspectos do ethos tradicional, o que nos possibilitou ganhar espaço e certa confiança até mesmo entre os fiéis e alguns do clero. Esse grupo estável deve surgir antes mesmo de pedir a Missa para o bispo local. Por estarmos numa época que se tem tudo a qualquer momento, as pessoas, infelizmente, não sabem esperar o tempo de Deus. No nosso caso, pedimos a Missa durante 10 anos. Começamos a pedir desde 1996 e só conseguimos em 2006. Grande parte desse mérito é de Thiago. Deus ainda o recompensará nessa vida e na outra.

dudu_rgs
Mon, 10 Jul 2017 14:08:53 GMT

Reconheço o esforço de vocês e desde que eu conheço o Thiago o acompanho desde antes da promulgação do Motu Proprio. Um outro exemplo grande de sucesso de aplicação do Motu Proprio é o da Igreja da Ordem em Curitiba, que inclusive eles tem um excelente grupo estável de fiéis. E isso vemos que a grande quantidade de pessoas que frequentam a missa dominical é devido a excelente qualidade do grupo que se formou.

ruirmachado
Mon, 13 Apr 2020 22:21:48 GMT

Caros, Houve um "update" recente para aqueles que celebram no rito romano tradicional (ou forma extraordinária do rito romano). Vocês estão sabendo disso? Trata-se da celebração com novos prefácios e santos canonizados após 1962, algo que foi sinalizado na época da promulgação do "Summorum Pontificum", por Bento XVI. O que pensar dessas atualizações? http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20200222_decreto-quo-magis_la.html http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20200222_nota-decreto-quomagis_po.html http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20200222_decreto-cum-sanctissima_la.pdf http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20200222_nota-decreto-cumsanctissima_po.html Notícia no site "Rorate Caeli": https://rorate-caeli.blogspot.com/2020/03/very-important-new-saints-added-to.html

Higo Felipe
Mon, 13 Apr 2020 23:45:00 GMT

O Dr. Peter Kwasniewski tem uma ótima [opinião](https://onepeterfive.com/vatican-issues-two-decrees-more-prefaces-and-recent-saints-in-the-tlm/) sobre essas inclusões, às quais subscrevo.